segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Publicando Sites via FTP
1. Em primeiro lugar, deverá instalar o FileZilla. Caso ainda não o tenha descarregado, poderá fazer isto grátis desde nosso site.
A instalação é rápida e não apresenta dificuldade alguma.
2. Quando o programa já estiver instalado, para abrir a aplicação pressione Início, Todos os programas, FileZilla Client, FileZilla.

3. A tela principal do FileZilla possui diferentes sectores onde poderá visualizar informação sobre o site local, o remoto, o estado da conexão e o progresso da transferência de ficheiros.

4. Para poder conectar-se com um aparelho remoto, deverá definir antes os parâmetros de configuração deste servidor. Utilizando o Gestor de Sites do FileZilla, será possível criar vários servidores diferentes e conectar-se rapidamente com aquele que seja conveniente.
Para abrir o Gestor de Sites, pressione Arquivo, Gestor de sites.

5. A tela do Gestor de sites apresenta todos os servidores configurados até o momento.

Caso seleccione um deles, poderá observar em detalhe suas características no painel à direita.

6. Vamos criar e configurar um servidor a modo de exemplo, para demonstrar como é simples o procedimento.
Na tela do Gestor de sites, pressione o botão Novo Site. Note que automaticamente é adicionado um elemento à lista de sites.


7. O nome do novo elemento está seleccionado para que possa modificá-lo adicionando uma denominação mais descritiva, que permita seu reconhecimento e uma fácil diferenciação dos outros.
Escreva um nome adequado para o servidor.

8. A continuação, deverá estabelecer alguns parâmetros básicos para que seu computador possa estabelecer uma conexão com o site remoto que acabou de definir: nome e tipo de servidor, modo de acesso, usuário e palavra passe válidos (caso seja necessária a autenticação), etc.
Estes detalhes podem ser configurados no separador Geral do painel, à direita da tela do Gestor de Sites.
o Servidor: Neste campo deverá introduzir o nome do servidor, por exemplo, "ftp.servidor1.com.es". Também poderá incluir seu endereço IP, como mostra a imagem.
o Porta: Aqui deverá escrever a porta do servidor onde se realiza este tipo de conexão. Se este espaço for deixado em branco, será utilizada a porta 21 em forma pré-determinada.
o Tipo de servidor: Neste menu desdobrável deverá seleccionar o tipo de servidor.
o Modo de acesso: Seleccione no menu desdobrável o tipo de acesso ao servidor. Conforme o valor estabelecido neste menu, serão habilitados os campos Usuário e PalavraPasse ou Contapara completar com a informação de autenticação.
Complete com os dados correspondentes, e pressione Aceitar.

9. O novo site aparecerá na lista existente. Pressione Aceitar para encerrar o Gestor de Sites e retornar à tela principal.

10. Repita os passos 4 a 9 para criar todos os servidores necessários.
11. Para conectar-se com um dos sites configurados, somente deverá abrir a lista de servidores pressionando a seta que está ao lado do botão Gestor de Sites, na barra de ferramentas da tela principal, e seleccionar o site desejado:

12. No painel de estado de conexão, é possível observar o progresso deste processo, e se foi estabelecida com sucesso a conexão.

13. No painel à direita, será possível observar a estrutura dos directórios e ficheiros do site remoto:

14. Se deseja descarregar um directório ou ficheiro do site remoto para a pasta actualmente seleccionada no site local, somente deverá pressionar o botão principal do mouse sobre o elemento que deseja descarregar. Sem soltar o botão, "arraste" este elemento ao sector correspondente no site local, e solte o botão onde deseja copiar o ficheiro seleccionado.

No painel de informação sobre o estado da transferência, observará em detalhe o avanço deste processo. Utilize os diferentes separadores para visualizar os ficheiros que ainda estão em espera para serem transferidos, aqueles que não foi possível realizar, e os que finalizaram com sucesso.

15. Se deseja mudar de servidor e conectar-se com outro aparelho, deve pressionar novamente o botão correspondente na barra de ferramentas e seleccionar o novo site:

Se tiver uma conexão em andamento, o FileZilla perguntará se deseja cancelar a conexão actual para aceder ao novo aparelho seleccionado:

Resumo
Esta é a síntese dos passos a seguir para criar e administrar sites remotos com o FileZilla:
- Abra a tela principal do FileZilla e na barra de ferramentas pressione o botão Gestor de Sites.
- Pressione o botão Novo Site e no separador Geral defina os parâmetros de configuração do novo servidor: tipo e nome, modo de acesso, dados de autenticação, etc.
- Quando finalizar com o estabelecimento das características do novo site, pressione o botãoAceitar.
- O novo servidor já está pronto para poder conectar-se.
- Para estabelecer uma conexão, na barra de ferramentas da tela principal do FileZilla, pressione a seta que está ao lado do botão do Gestor de Sites. Na lista que se abre na sequência, seleccione o servidor com o qual deseja conectar-se.
LINKS:
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário
Leia antes de comentar:
Prezado internauta,
Não será permitido comentário com palavras chulas ou ofensas aos administradores ou a qualquer outra pessoa!
Obrigado!